Junta de Freguesia de Sarzedo Junta de Freguesia de Sarzedo

História

Sarzedo é uma freguesia portuguesa do município de Arganil. A sua densidade populacional é de 59,3 hab/km².

A freguesia é limitada a Sul pela sede de concelho de Arganil, a Norte pela freguesia de Carapinha, concelho de Tábua, a Este pela freguesia de Secarias e a Oeste pela freguesia de São Martinho da Cortiça.

A antiga freguesia de São João Baptista de Sarzedo foi curato da apresentação do vigário da freguesia, no termo da vila do mesmo nome. Em 1868 foi o 1º viscondado de Sarzedo na pessoa de António Ribeiro de Carvalho A. Pessoa de Amorim Pacheco. Sarzedo pertenceu à comarca de Seia em 1839 e em 1852 à de Arganil.

Esta freguesia possui vários locais de interesse como uma Igreja Matriz, um Parque de Campismo e uma praia fluvial existente no Rio Alva, bem como um miradouro com uma excelente paisagem